domingo, 15 de novembro de 2015

VOCÊ SABE O QUE UM ESCALDA-PÉS?

Você já reparou que nas novelas antigas ou então de época sempre tem alguém que toma um banho de chuva ou fica doente e mergulha os pés numa bacia de água quente? Essa técnica antiga é chamada de escalda-pés, e quem pensa que essa prática é ultrapassada, coisa dos tempos da vovó e que ninguém mais se utiliza desse s métodos, está muito enganado. O escalda-pés traz tantos benefícios que continua muito em alta e é oferecido até mesmo por Spas. O que aconteceu foi que com o passar do tempo o escalda-pés ficou um pouco mais requintado do que os de antigamente. Descubra os benefícios que ele traz e o que é exatamente.


O que é escalda-pés
O escalda-pés nada mais é do que mergulhar os pés numa bacia com água morna ou numa mistura de ervas, sais, óleos e essências destinados ao alívio de diversos sintomas. Antigamente a função principal do escalda-pés era proporcionar calor aos pés e ao corpo, mas hoje já se descobriu que ele é capaz de proporcionar diversos outros benefícios. O escalda-pés pode ser feito com água morna, mas nunca quente demais, sal grosso, camomila, hortelã, erva cidreira e outras muitas plantas medicinais ou seus extratos, a fim de aliviar dores, relaxar e descansar o corpo e os pés. Veja abaixo alguns benefícios que o escalda-pés pode proporcionar.

Descanso para os pés: para quem usa salto alto ou passa muito tempo em pé, essa técnica ajuda a descansar e aliviar as tensões que o esforço causa. O escalda-pés também é indicado para quem pratica exercícios físicos, quem faz caminhadas ou gosta de correr, porque relaxa os pés e as pernas e causa sensação de leveza para eles, aliviando o cansaço.

Melhora da circulação: a água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e isso melhora a fluidez do sangue. Por essa característica do escalda-pés ele é indicado para quem sofre com má circulação nas pernas e também varizes, porque ele vai aliviar a dor e auxiliar o sangue a fluir mais livremente, diminuindo a sensação de peso das pernas.

Relaxamento: o escalda-pés também relaxa, em especial se à água quente for acrescentado ervas ou essências de ervas que acalmem e relaxem, como a camomila. O relaxamento que ele promove é sentido não apenas nas pernas, mas no corpo todo, e por isso também pode ser uma alternativa para quem sofre com estresse e ansiedade.

Melhora a estética dos pés: já notou que as pedicures deixam os pés de suas clientes imersos na água antes de iniciar o tratamento estético? Além de facilitar seu trabalho, o escalda-pés também ajuda na hidratação da pele, prepara os pés para receber tratamentos hidratantes e ajuda a aliviar as calosidades. Tudo isso auxilia na melhora da hidratação natural dos pés e em seu aspecto.

O escalda-pés ainda pode ajudara a aliviar as dores nos músculos, tendões e articulações, por esse motivo é indicado par quem sofre com doenças como a artrite e para os dias frios, quando as dores ficam ais fortes, pode ser uma alternativa interessante para promover bem estar.

Se você gostou da ideia de relaxar em frente a televisão sentindo o aroma das ervas medicinais e relaxando sossegadamente em sua casa, então quando chegar ao final do dia e sentir aquele cansaço incômodo nos pés e pernas e uma tensão no corpo todo, não pense duas vezes, Prepare um escalda-pés e aproveite esse momento para relaxar.

1 Comentário:

Postar um comentário

  ©Fofoca Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo