domingo, 15 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS

 Todo mundo sabe que é sempre melhor prevenir do que remediar, e seguindo esse ditado popular muita gente já conseguiu evitar diversos problemas em sua vida. Mas não são apenas as pessoas comuns que seguem esse ditado, e até mesmo os cientistas e estudiosos dão o braço a torcer que esse conhecimento popular está repleto de verdades. Um dos grandes avanços da medicina moderna foi a criação das vacinas. Depois de conseguir desenvolver fórmulas que previnem doenças para evitar os seus males para o corpo ou um tratamento agressivo e até mesmo a morte, a qualidade de vida se elevou muito e com ela a expectativa de vida também subiu. Ou seja, prevenindo as doenças não é preciso se preocupar em ter que trata-las. É por isso que as vacinas são tomadas desde o momento do nascimento e durante toda a vida, a fim de preservar a saúde das pessoas.


Por que devemos tomar vacinas
Algumas doenças não trazem grandes problemas para nosso corpo, como no caso dos resfriados, alergias e outras coisinhas simples que facilmente se resolvem e não deixam sequelas. Entretanto, outras doenças são capazes de provocar grandes estragos para o ser humano, deixando sequelas marcantes e limitadoras, ou então levando à morte. Uma das características dessas doenças mais agressivas é o fato de serem contagiosas, ou seja, além de prejudicarem muito o ser humano, ainda se espalham com facilidade infectando inúmeras pessoas e provocando muitas mortes.

Sob a observação desse fato, foi que a medicina desenvolveu estudos com a finalidade de conhecer os agentes causadores das doenças e descobrir um meio de evitar que elas se instalassem no organismo humano, e foi dessa maneira que surgiram as vacinas. Quando tomamos uma vacina nós estamos imunizando nosso corpo, isso significa que se tivermos contato com o agente causador de uma doença para qual já fomos vacinados, essa doença não se manifestará em nós. Isso é importante não somente para garantir a nossa saúde mas a saúde das outras pessoas também, porque estaremos contribuindo para a erradicação de doenças perigosos a mortais muitas vezes.

Todos devem tomar vacinas
Infelizmente ainda existem pessoas que relutam em tomar suas vacinas ou então que deixam de levar seus filhos para tomá-las, mas isso é algo que não deve acontecer, e toda vez que chegar o momento de alguém tomar uma vacina é preciso que isso seja feio para evitar que a doença se instale em seu corpo. Constantemente a medicina faz estudos sobre as doenças contagiosas e busca por meios de criar uma vacina que as previna. O esforço desses estudiosos e profissionais não deve ser ignorado deixando de tomar as vacinas que eles desenvolvem. Quando surge uma nova campanha, muitos ficam desconfiados sobre a segurança da vacina, mas estudos anteriores foram realizados e se houver um grupo de risco ou contraindicação essa informação será divulgada, do contrário, qualquer pessoa pode tomar a vacina com segurança.

É extremamente importante que a população se conscientize da necessidade de tomar suas vacinas desde a infância até o final de suas vidas e ainda estar atento às vacinas exigidas para certas regiões, que muitas vezes não são as mesmas do local onde vivemos. Mas o importante mesmo é compreender que é preciso nos imunizarmos e especialmente imunizar as crianças para que estejam protegidas contra as doenças perigosas e que muitas vezes podem deixar sequelas para toda vida, como no caso da Poliomielite, que possui uma vacina nada agressiva para a criança e que pode lhe prevenir da paralisia.
Cuide-se e cuide de quem ama tomando as vacinas obrigatórias do calendário e participando das campanhas quando elas surgirem.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Fofoca Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo