domingo, 15 de novembro de 2015

POR QUE OS CACHORROS GIRAM ANTES DE DEITAR?

 Mesmo quem não possui cachorro em casa com certeza já viu na televisão, cinema ou mesmo na casa de outra pessoa, um cachorro girando sobre sua caminha ou o lugar onde iria se deitar. É um costume muito engraçado, e que diverte quem assiste o bichinho girando e girando no mesmo lugar antes de se acomodar para dormir, mas porque será que eles fazem isso mesmo já conhecendo o lugar, afinal dormem ali todos os dias e ainda assim fazem o mesmo ritual constantemente? Existe uma explicação muito racional para isso, e que vai matar de vez a curiosidade de quem fica intrigado quando vê um cachorro fazendo isso.



Por que os cães giram
Essa mania de girar e girar antes de se deitar é um costume que vem dos antepassados dos nossos cães domésticos. Esse instinto continua acompanhando os cachorros mesmo depois de tantos anos de evolução e da criação de novas raças, ainda assim, o instinto de sobrevivência herdado dos antepassados continua aflorado nos cachorros.

Os ancestrais dos nossos animais de estimação tinham o costume de girar sobre o local onde iriam dormir por vários motivos. Um desses motivos, que ainda estão sendo estudados como teoria, seria para que pudessem amassar a vegetação onde iriam se deitar. Ao ficarem rodando e rodando sobre o mato, eles deitavam o capim e formavam uma cama mais confortável para descansarem. Outro motivo seria para que pudessem reconhecer se no local não havia nada que pudesse lhe atrapalhar a dormir, como uma pedra, um galho ou então ou outro animal menor, e assim, girar sobre a vegetação espantaria esse animal ou revelaria o objeto incômodo. A outra teoria ter a ver com seus predadores. Os ancestrais do cachorro doméstico girariam para poder perceber a posição do vento e dessa forma deitariam para dormir com o focinho na posição contrária a ele, e sentiriam o cheiro de predadores que pudessem se aproximar e ainda o vento levaria seu cheiro para o sentido contrário.

Embora todas essas suposições sejam apenas teoria, são explicações muito plausíveis sobre porque os cachorros fazem isso antes de se deitar. Alguns animais ainda têm o costume de arranharem, o local onde vão dormir, e esfregam as patas como se estivesse cavando, seria também uma herança de seus antepassados para soltar o solo onde se deitariam.

Seja qual for a verdadeira explicação entre essas teorias, o fato é que os cachorros têm um motivo para girarem sobre seu leito antes de se deitarem e esse motivo tem raízes muito mais antigas do que pensávamos. Além disso, é uma prova de que mesmo depois de muito tempo passado, os seres vivos ainda preservam características de seus antecessores, mesmo que essas características já não tenham mais a mesma utilidade como tinham para eles no passado. Mas uma coisa é certa, os cãezinhos não fazem isso a toa e nem mesmo porque são cheios manias, apenas porque seguem seus instintos como todos os outros animais.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Fofoca Saudável - Todos os direitos reservados.

Template by Marcelo Teles | Topo